quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Chile parte II – O que fazer nos arredores de Santiago?


Olá Amig@s viajantes!




 I – A neve

Espero que tenham gostado das nossas dicas. Neste tópico abordarei dois principais motivos que fazem com que o Chile seja bastante procurado por nós brasileiros. É grande o número de pessoas que saem do nosso país em busca de aventuras geladas ou para conhecer de mais de perto as famosas vinícolas chilenas e seus premiados vinhos.

Assim como muitos brasileiros também tinha o sonho de conhecer a neve, de brincar com ela, de sentir frio, de me perceber como se estivesse dentro daqueles famosos filmes americanos de Natal, pois bem, foi a poucos quilômetros de Santiago que pude conhecer alguns Centros de Esqui reconhecidos mundialmente. Próximo a Santiago existem quatro: Ski Portillo, La Parva, El Colorado e Valle Nevado, este último é o mais famoso!

Destaco que todos são muitos próximos uns dos outros o que dá para desfrutá-los em poucos dias. A maioria desses parques possuem pistas para principiantes e profissionais que ensinam a esquiar. Como era início da minha viagem confesso que fiquei receoso em aprender a esquiar, por isso achei melhor não me aventurar e fazer apenas o passeio para conhecer esses lugares.
                                                
Destaco que o caminho até esses centros não é fácil, a estrada é repleta de muitas curvas, algumas delas a gente fica ao lado de desfiladeiros (por isso, para aquelas pessoas que tem medo de altura sugiro não sentarem na janela... tem horas que dá um pouquinho de medo!). Acho que não vale a pena se arriscar, por isso, é aconselhável ir de transporte oferecido pelas empresas que fazem este trajeto diariamente.

Recomendo levar óculos escuros, protetor solar, muita água, refrigerante, chocolates e lanches (virar um pouco de farofeiro não tem problema, mas, por favor, controle-se! Não é para levar uma feira, afinal de contas você é uma pessoa chique e que pode ser considerada rica! Nunca perca sua classe! rsrsrs). O preço das coisas nestes centros de esqui é muito salgado! Recomendo ainda ir descansado já que o passeio pelas montanhas vai exigir preparo físico. Tem lugares que a neve é muito fofa e aí já viu você com os pés atolados tendo que fazer força nas pernas para poder caminhar!

                O que eu fiz: Contratei o serviço de transporte e passeio pela Empresa SKY TOTAL (Apoquindo 4900, local 40 al 46, Las condes – Santiago. Telefone: (56-2) 246 0156 skitotal@skitotal.cl    www.skitotal.cl). Não quis ter aulas para esquiar, porém, eles oferecem esse serviço. O que foi válido nesta empresa foi que o preço incluiu os materiais como luvas, calçados e calças para neve. Soube que tem companhias que isso é a parte. Outra coisa bacana foi que o guia falava português, já que o nosso grupo era formado de quinze brasileiros!

                O passeio incluiu Valle Nevado, El Colorado, La Parva e uma parada para brincar na neve! Como os parques não dão acesso aos pedestres que estão apenas conhecendo os lugares e não estão utilizando os serviços dos Centros de Esqui o acesso aos teleféricos e as pistas de esqui ficam proibidas. Informam que estas medidas são utilizadas por uma questão de segurança (já que é grande o número de pessoas descendo em alta velocidade em seus esquis e pode haver problemas). Destaco que tive a sensação de como estivessem todo mundo brincando e se divertido a beça e eu apenas olhando totalmente fora da brincadeira.

 Por isso, para aquelas pessoas que não pretendem esquiar ou fazer aula de esqui (essas são caras, já que se faz necessário alugar o material e pagar a hora-aula do professor!!!) recomendo fazer um passeio que contemple paradas nos outros centros de esqui. O dia passa rápido e como tem o fator surpresa aquela sensação num instante passa! A coisa chata desse passeio de excursão é que você se torna refém do guia na parada almoço. Eles ganham comissão no restaurante que indicam e aí já viu, né? Só para vocês sentirem o drama o almoço tipo prato pronto (porção de arroz, purê e a carne) estava custando R$50,00! Nunca comi um PF tão caro em minha vida... mas nestas horas pensava positivo e dizia pra mim mesmo sou rico e não sei quando volto aqui de novo!!!



 II- A Vinícola  Concha y Toro

                Resolvi conhecer a Vinícola Concha y Toro por ser ela a mais famosa do país e ser um dos vinhedos mais importantes do mundo e também por se encontrar numa zona muito próxima a Santiago (zona rural de Pirque apenas uma hora da capital). São oferecidos três tipos de passeios o mais simples, um mediano e um mais completo.

                O simples oferece visita guiada as antigas bodegas de vinho, incluindo o famoso “Casillero del Diablo”, história sobre a lenda deste vinho, um passeio pelos jardins e parreirais, a mansão de verão do fundador e logicamente uma degustação do famoso vinho Casillero del Diablo. Neste você "ganha" de recordação uma taça da Concha Y Toro

                O passeio mediano oferece tudo isso acima, mas um curso exclusivo de degustação com uma sommelier em que se aprende a harmonizar os vinhos com queijos e demais comidas. O vinho oferecido é o considerado como o de terceira linha. Ao final deste passeio você tem desconto se comprar este tipo de vinho que é mais especial. Mais abaixo coloco o curso de harmonização para vocês! Neste você "ganha" uma taça da Concha Y Toro e uma tábua para por frios. 

                No passeio completo você tem uma visita guiada exclusiva que lhe dá direito de acesso ao interior da mansão e curso com uma sommelier com vinhas mais exclusivos ainda!
                Gostaria de destacar que na fábrica existe um bar que oferece comidas harmonizadas com vinhos e uma loja com os produtos. Achei que ia detonar nas compras, mas os preços não são animadores e não apresentam grandes descontos que compensem este tipo de ousadia!

                                                            
Vamos para ao que interessa – a harmonização de vinhos!
UVA MERLOT – queijos, cremes, pastas, pizzas, risotos, massas e carnes brancas.
UVA CARMENÉRE – comida chinesa e comidas com condimentos medianos.
UVA SYRAH/SHIRAZ – comidas agridoces, comidas condimentadas e carnes de caça.
UVA CABERNET SAUVIGNON – carnes gordurosas, porco e cordeiro.

 Espero que tenham gostado e até a próxima!!!
A Concha y Toro fica na Virginia Subercaseaux, S/n, Pirque telefone (56-2) 476 5269/ 5680 reserva@conchaytoro.cl  www.conchaytoro.cl

domingo, 18 de novembro de 2012

Conhecendo o Chile parte I – a capital Santiago


    Oi amig@s viajantes!


Catedral Metropolitana de Santiago

 
 
 
 
 
 
 O Chile é um país fantástico. Cheio de muitas atrações turísticas que compreendem: inúmeros passeios de um dia de duração; excelentes e variados museus; festas tradicionais em que se pode conhecer as músicas e danças típicas; centros de esqui lugares dedicados a tão sonhada neve e em que é possível se aventurar nos esportes de inverno; fontes termais para serem disfrutadas nas piscinas relaxantes; variados tipos de vulcões para serem apreciados, explorados e escalados por aquele turista mais corajoso; famosas vinícolas, locais em que se dá para conhecer o longo processo de produção dos tão falados vinhos chilenos, os variados tipos de uvas (merlot, carbenet, shiraz), aprender a harmonizar o tipo vinho com a melhor comida e assim desfrutar do seu aroma incomparável, e por fim, logicamente poder degustar uma infinita quantidade de vinhos e suas respectivas safras.

             No mês de setembro Santiago tem uma especialidade... a cidade e seus habitantes se tornam mais patrióticos. É grande o número de bandeiras do Chile expostas nas casas, praças, bares, restaurantes e ruas. Na verdade esse período se caracteriza por se comemorar em todo o país a tradição, a identidade nacional, os costumes e a história do povo chileno. É o mês das Festas Pátrias exaltadas nas diversas “fundas”.
 
Uma típica Funda

               Cada região prepara sua espécie de feira, lugar em que é possível desfrutar da gastronomia típica, das danças tradicionais (a mais conhecida é a “cueca” – espécie de dança em que o homem tem que conquistar a mulher através de movimentos do seu “panuelo” e das  batidas dos seus pés. A canção que assemelha no Brasil é a das cantigas de viola), dos jogos e shows com artistas chilenos.

   Se você não tiver nenhum amigo chileno que o convide para desfrutar do almoço em família do Dia da Independência é melhor correr para alguma das fundas, já que a cidade e as atrações turísticas mais procuradas param nos dias 18 e 19 de setembro.

Um tradicional almoço das festas pátrias
 
Pois bem, vamos para as dicas de passeios em Santiago. Você deve conhecer todos esses lugares a pé. A pedida é você fazer uma ótima caminhada, já que todos ficam muito próximos uns dos outros. Não adianta pegar táxi ou ônibus para conhecer um por um. O segredo é chegar até a Praça das Armas ou na Catedral Metropolitana e bater perna. Todos esses locais indicados você conhece de uma única vez e num único dia, dependendo do seu fôlego e tempo de viagem, é claro! Fazem parte deste conglomerado turístico: o Palácio de la Moneda, Centro Cultural de La Moneda, Palácio de los Tribunales de Justicia, Ex Congresso Nacional, Casa Colorada, Municipalidad de Santiago, Correo Central, Museo de Arte Chileno e os Paseos Ahumada e Huérfanos.

Mercado Central

 
Um lugar que achei bem bacana para comprar artesanatos e lembrancinhas é o Mercado de Santa Lucia, perto dele existe o Cerro de Santa Lucía uma colina em que acomoda um parque com uma linda fonte e cheio de árvores. Se o dia estiver lindo dá para ver uma linda vista de Santiago. A noite não tem como não indicar o bairro boêmio “Bella Vista”. É cheio de barzinhos, boates e tem o famoso Pátio Bella Vista, um lugar que reúne artesanato, centro de lazer, restaurantes e bares. É uma excelente pedida!
La Chascona
 
Museu de la Memória y de los Derechos Humanos
 
Aos viajantes que curtem museus vale a pena conhecer a Casa “La Chascona” de Pablo Neruda com suas visitas guiadas, histórias pitoresca do dono da casa e seus importantes prêmios. O Museu de la Memória y los Derechos Humanos (perto do Parque Quinta Normal) é um lugar em que apresenta denuncia de forma clara e contundente todo o período da Ditadura de Pinochet, iniciada em 1973 quando da morte do Presidente Allende. Aqui é um espaço de reflexão e resgate da história para as gerações que não vivenciaram esse passado cruel e serve como uma espécie de exaltação a coragem e bravura de um grande número de chilenos, sejam anônimos ou pessoas públicas que tiveram suas vidas ceifadas ou marcadas por tamanha barbaridade. Boa Viagem!